Da parceria entre a Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, por meio de sua Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Direção da Estrada de Ferro Campos do Jordão, nasceu, em Setembro de 2017, o programa “Trilhos Pedagógicos: História e Cidadania”.

O projeto educacional visa levar o conhecimento sobre a história da ferrovia e sua influência regional aos alunos da rede municipal de ensino, bem como percepções sobre o meio ambiente e os meios de transportes através de uma visita à estação ferroviária, a um parque as margens do rio Piracuama e uma viagem em trens quase centenários.

Três são os eixos que dão sustentação ao projeto: história regional, meio ambiente e meio de transporte. A partir desse tripé, o projeto visa desenvolver ações educativas em conjunto que sensibilizem os alunos da rede pública à história e importância da Estrada de Ferro Campos do Jordão para a história do Vale do Paraíba, para a importância do transporte regional e para o meio ambiente, com grande influência para o turismo e para o dia a dia da população usuária de seus serviços.

Busca-se assim aproximar a importante história Estrada de Ferro das futuras gerações da cidade, de forma que elas continuem a reconhecer e valorizar essa história. Além disso, o objetivo, que este material busca atingir, consiste em resgatar elementos particulares da história de nossa cidade e de nossa região – o que é fundamental para garantirmos que nossas crianças sintam a relação de pertencimento com a cidade e também para que possam perceber que a história nacional, que é objeto de estudo em nossas escolas, passa necessariamente pela história dos municípios. Os Trilhos Pedagógicos cumprem essas funções educativas essenciais!

Leia mais